quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Isso é ciência???

Enquanto avança-se nas pesquisas para cura da AIDS, descobre-se que o buraco da camada de ozônio está diminuindo (30% em relação a 2006) e que célula-tronco pode piorar câncer de mama... qual pesquisa aparece em todo tipo de publicação e site de notícia??? “Pesquisa confirma que mulheres preferem cor de rosa e homens azul.”
E as outras notícias anteriormente mencionadas? Uma notinha, escondidinha.

Supondo que a tal pesquisa fosse realmente verdadeira (o que deveria ser contestado), ela é realmente mais importante que as demais? Por que seria? A quem interessa que essa matéria tenha destaque em detrimento de outras que nos influenciariam mais?

Fora que a pesquisa deixa muito a desejar. Não leva em conta a possibilidade de que essa suposta preferência advém, na verdade, de uma construção social. Desde que nasce, as meninas são vestidas com tons rosas e meninos azuis, isso não causaria, com o passar do tempo, uma assimilação de que homens usam azul e mulheres rosa?

Outra pesquisa de cunho “científico” (!!!!!!!!) é a de que mulheres se orientam melhor que homens em supermercados . Garanto a qualquer um que se um homem que mora sozinho competisse comigo, ele acharia tudo beeeeeem mais rápido do que eu. Hábito não é o mesmo que ser geneticamente predisposto(a) a algo. Além disso, não se pode comprovar que só porque no passado as mulheres coletavam os alimentos, hoje saberiam localizar em um supermercado os mesmos. Por acaso, o fato de mulheres usarem, hoje em dia, mais salto alto do que homens poderia, também, ser justificado pela Antropologia e pela Psicologia???(lembrem-se que o salto foi, na realidade, criado por um homem).

É bom que estejamos cada vez mais céticos a respeitos dessas chamadas pesquisas. Vale recordar que o Holocausto era “cientificamente” justificado.

Um comentário:

Anônimo disse...

A verdade � que toda a pesquisa � falha, pois nenhuma amostra � grande o suficiente para n�o ser enviesada e que na verdade at� poderia n�o ser, mas a pesquisa demoraria tanto que quando ela fica-se pronta o problema j� n�o existiria mais .... bem por ai rsss